quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Passatempo de Govardhana


Nessa semana comemoraremos uma data muito especial no calendário Vaisnava: Festival de Giri Govardhana! Srila Guru Maharaj garantiu que é um dos três mais importantes do ano.

Abaixo temos uma breve explicação desse incrível passatempo de Krishna por Srila Bodhayan Maharaj, discípulo de Srila Bhaktipramode Srila Puri Maharaj
(http://www.bvml.org/SBPPG/eopd7.htm)

Na estação de outuno, Sri Krishna entrou nas belas florestas de Vrindavana para tocar sua flauta melodiosa. Os vaqueirinhos ao escutar a música, começaram a dançar e glorificar Seu querido amigo: “Oh companheiros, aquele que não busca refúgio nos pés dos Santos nunca poderá alcançar o objeto final de seus desejos. Somente os devotos de Sri Hari podem ser considerados e dentre eles, Govardhana, o Rei das Montanhas é o mais elevado. Por isso hoje vamos nos banhar no lago chamado Manasa Ganga e depois visitar a Deidade original de Narayana chamada Sri Harideva que fica ali perto. Com freqüência nosso querido Krishna se exercita por ali então com certeza O encontraremos.”




“Queridos companheiros, Govardhana está experimentando grande separação por não sentir os pés de lótus de Krishna e Rama, por isso ele (a Colina de Govardhana) adora as vacas, os vaqueirinhos dando de presente facilidades na forma de água fresca, frutas e raízes, grama fresca e muitas cavernas ideais para o descanso. Ele é o melhor dos devotos de Sri Hari” 


“Oh Govardhana! Você está sempre dando alegria as vacas por agraciá-las com sua água, folhas, grama verde alem de protegê-las do Sol com suas árvores que fazem sombra. Tudo isso aumenta o prazer: Go-vardhana significa que aumenta o prazer das vacas. Você foi glorificada nos três mundos. Por isso, eu te peço que por favor me dê um lugar próximo de ti para que eu possa ter a rara chance de ver Sri Krishna quando ele está voltando para casa depois de acompanhar a vacas no pasto.”

Dos três melhores devotos, Yudhisthira, Udhava e Govardhana, a Colina é mais querida. Suas lágrimas são as cachoeiras, a grama fresca representa os arrepios de êxtase pelo amor divino por Sri Krishna. 


Sri Raghunatha Das Goswami fez a seguinte oração

“O Casal divino realizaram agradáveis passatempos amorosos em seus ninhos de pedra (as cavernas de Govardhana). Por essa razão eu desejo poder ver esse Casal Divino! Por isso eu peço que me permitam estar sempre perto de Govardhana.” 




“Oh Govardhana! Você está sempre dando alegria as vacas por agraciá-las com sua água, folhas, grama verde alem de protegê-las do Sol com suas árvores que fazem sombra. Tudo isso aumenta o prazer: Go-vardhana significa que aumenta o prazer das vacas. Você foi glorificada nos três mundos. Por isso, eu te peço que por favor me dê um lugar próximo de ti para que eu possa ter a rara chance de ver Sri Krishna quando ele está voltando para casa depois de acompanhar a vacas no pasto.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário