terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mantra Yoga


Mantra-yoga


A palavra mantra deriva de duas sílabas em sânscrito: man = mente e tra = liberação. Portanto mantra é uma vibração sonora que ajuda a liberar a mente de ansiedades e da influência material. O mantra é um meio para fixar a mente, acalmar-la e enviar-lhe ondas de paz e harmonia. Permite ter acesso a regiões transcendentais do Eu, a dimensão espiritual além da experiência sensorial. 

Melhor explicado, o processo de mantra-yoga tem como propósito poder liberar a mente de sua função perturbadora de criar ansiedades, desequilíbrios, confusões, depressões, etc.; e dos conceitos enganosos nela impressos pelo sistema de vida material desde tempos imemoriais. Ao limpar o sistema mental, o mantra constitui uma ponte para ingressar nessa dimensão interna e facilitar assim a meditação na alma e em Deus. Neste sentido a prática de mantra-yoga é um meio muito eficaz para o desenvolvimento progressivo de nossa consciência espiritual.
Literalmente a palavra Yoga provém da raiz sânscrita YUG, que significa UNIÃO, vínculo ou relação com Deus.  Através do som transcendental a alma individual se conecta com a Alma Suprema e restabelece sua relação original.
Os mantras são geralmente extraídos de textos sagrados como os Vedas, os Upanishads e os Puranas, e são transmitidos através da sucessão de mestres espirituais desde tempos remotos até os dias atuais, entregues no tempo e lugar adequados para sua realização.

Um comentário: