terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mantras Principais




Vandana é um dos nove processos prescritos do serviço devocional, que consiste no oferenda de orações, reverências e respeitos a Krishna ou Seus representantes. Na cultura védica o respeito, agradecimento e atitude humilde para pedir benções aos superiores é algo muito natural. Esta é a atitude assumida por uma pessoa que desenvolve um verdadeiro avanço interno. Considera-se alguém uma pessoa “maior” não por assuntos hierárquicos ou dogmáticos; os maiores são aqueles que têm maior idade, maior conhecimento, maior experiência, mas também maior conduta e pureza o que faz dele um bom exemplo para todos.
A mentalidade humilde que o Senhor Caitanya Mahaprabhu ensinou consiste em nunca exigir respeito de ninguém e sempre estar disposto a oferecer respeito aos demais. As orações e meditações ajudam a desenvolver esta atitude correta. A prática dos devotos está desenhada para que todos os dias com muita alegria e agradecimento lembrem as fontes de inspiração e misericórdia que nutrem e sustentam a vida espiritual.
Isto se vê refletido nas várias orações padronizadas que fazem parte do sadhana-bhakti, ou prática regular diária. Individualmente oferece-se reverências três vezes ao dia a nosso mestre espiritual recitando seu pranama, ou mantra de reverência específico. A seguir são expostas as orações básicas que fazem parte de nossa rotina espiritual.
(1) Sri Guru-Pranama
om ajñana-timirandhasya jñanañjana-salakaya
caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah
Nasci na mais escura ignorância e meu mestre espiritual abriu meus olhos com o archote do conhecimento. A Ele ofereço minhas mais humildes e respeitosas reverências.
Este é o mantra geral para oferecer reverências a todos os mestres espirituais. Geralmente os discípulos têm um mantra especial para lembrar a seu Guru iniciador. O mantra de seu mestre espiritual individual é pronunciado cada vez que se oferece reverências frente ao altar, como parte da oferenda do alimento a Krishna e quando se acorda pela manhã para pedir as bênçãos para as atividades diárias.
Depois de acordar e cantar o nome do Senhor se honra ao Mestre Espiritual oferecendo pranams acompanhadas de orações. Assim a mente se concentra em dar a vida ao serviço do Guru e de Krishna. Essa mentalidade retira os pensamentos negativos da consciência.  A seguir estão os pranams dos mestres espirituais mais próximos da sucessão discipular:






Srila Paramadvaiti Pranati
nama om visnu-padaya divya jñana pradayine
srimate paramdvaiti svamine nyasi rupine
saranagata bhaktebya sudha bhakti vidayine
visuda bhaktisiddhanta dhara dhara nisevine
Ofereço minhas respeitosas reverências a Sua Santidade Srila Bhakti Aloka Paramdvaiti Swami Maharaj, que na forma de um sannyasi se encontra viajando pelo mundo todo entregando amor divino (Sudha Bhakti) aos devotos rendidos na linha que descende de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati através de Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj.

Srila Atulananda Pranati
nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-tale
srimate atulananda acharya iti namine
Ofereço minhas respeitosas reverências a Srila Atulananda Acharya, que é muito querido pelo Senhor Krishna, pois tem tomado refúgio em Seus pés de lótus.

nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktivedanta-svamin iti namine
namas te sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine
Ofereço minhas respeitosas reverências a sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem é muito querido pelo Senhor Krishna, por ter  tomado refúgio em Seus pés de lótus.  Nossas respeitosas reverências a Ti, ó Mestre Espiritual, servo de Sarasvati Gosvami. Muito bondosamente está pregando a mensagem do Senhor Caitanyadeva e libertando os países ocidentais, que estão cheios de impersonalismo e niilismo.

Sri Vaisnava Pranama
vañcha-kalpatarubhyas ca krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah
Ofereço minhas mais respeitosas reverências a todos os devotos vaisnavas do Senhor que estão cheios de compaixão pelas almas caídas e que são iguais às árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos.

Para nunca esquecer da grande importância dos sagrados vaisnavas neste mundo, a eles é oferecido todas as manhãs respeitosas reverências com este mantra. Este mantra também é repetido durante o dia quando se oferece reverências a um sannyasi ou a outros vaisnavas maiores e outros vaisnavas. Desta maneira se desenvolve uma mentalidade muito agradável e exercita a humildade e apreço pelas virtudes dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário