terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Meditação no Visnu Tilaka



A meditação no visnu-tilaka consiste em decorar o corpo com os nomes divinos de Visnu ou Krishna aplicando uma argila sagrada em doze partes do corpo. A argila, conhecida como gopi-candan é originária da Terra sagrada de Vrindavana, onde o Senhor Krishna realiza Seus passatempos transcendentais quando desce ao planeta.
Esta meditação indica a rendição a Visnu, o Padma Purana afirma que a tilaka simboliza os pés de lótus de Visnu, que ao serem marcados no corpo o purificam e o consagram a Seu sagrado serviço.
  Os doze pontos em que se aplica, não são arbitrários, eles são pontos sensitivos (chakras) que facilmente absorvem energia espiritual gerada por recitar e colocar mentalmente o Senhor nessas posições. Assim o Senhor se satisfaz e reside ali, portanto o corpo que é decorado com tilaka é considerado um templo do Senhor Visnu.


O Padma Purana declara que a tilaka é um pré-requisito para fazer yajña (cerimônias sagradas), caridade, austeridade, estudo védico ou qualquer outra atividade espiritual.
Ver um vaisnava usando tilaka é muito auspicioso. A forma é conhecida como Urdhva pundra, o templo do Senhor Hari, e formado por duas linhas paralelas feitas com o gopi-candan em de cima para baixo e na base é desenhado uma folha de Tulasi. O espaço entre as linhas deve ser limpo, já que lá é a residência do Senhor Visnu. No lado esquerdo da tilaka está o Senhor Brahma e no lado direito o Senhor Siva.
Na ausência de gopi-candan, pode ser usado a terra de Tulasi, a terra de algum rio, água do banho da deidade ou simplesmente água. O mais importante é recitar dos Nomes de Visnu nestes pontos específicos.
  Depois de vestir roupa limpa e sentar-se numa asana (almofada ou tapete) a pessoa deve aplicar visnu-tilaka com a ponta do dedo meio  ou anular nas doze partes do corpo específicas  recitando o mantra correspondente. Pode misturar água (preferivelmente água de um rio sagrado, através da invocação dele) no gopi-candan até produzir uma pasta e assim observar sua imagem no espelho marcar seu primeiro visnu-tilaka na testa falando o seguinte mantra: om kesavaya namah; a seguir confira os doze mantras completos e seus respectivos lugares de aplicação.
 Se seu tempo é muito limitado pode aplicar tilaka só na testa, mas sempre opte por aplicar em todo o corpo para a purificação completa.
 1.    om kesavaya namah (testa)
2.     om narayanaya namah (abdômen)
3.     om madhavaya namah (peito)
4.     om govindaya namah (garganta)
5.     om visnave namah (lado direito do abdômen)
6.     om madhusudanaya namah (braço direito)
7.     om trivikramaya namah (ombro direito)
8.     om vamanaya namah (lado esquerdo do abdômen)
9.     om sridharaya namah (braço esquerdo)
10.   om hrsikesaya namah (ombro esquerdo)
11.   om padmanabhaya namah (parte superior das costas)
12.   om damodaraya namah (parte superior da cintura)

Finalmente, qualquer água que tenha ficado se deve secar na parte superior da cabeça com o mantra: om vasudevaya namah. Com estas atividades purificatórias prévias o devoto pode começar com um humor feliz e entusiasta a realizar seus deveres diários. 
Os devotos que residem no templo começam suas atividades de sadhana-bhakti participando da cerimônia de mangala-arati, fazendo oferendas à Deidade, servindo a seu guru na adoração no altar, cantando e dançando com devoção, adorando Tulasi-devi, recitando gayatri-mantra  e japa-mala, estudando as escrituras e finalmente tomando os remanentes dos alimentos oferecidos a Krishna.
Logo cada membro da comunidade se dedica a seus deveres prescritos, utilizando todo seu tempo disponível para realizar seu serviço devocional de acordo a instrução de seu Gurudeva e vaisnavas maiores.
Embora a situação das pessoas externas ao ashram seja bastante diferente da citada acima, é importante poder dispor de um pequeno lapso de tempo para a meditação diária, antes de começar as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, etc.
Por exemplo, começar o dia com uma pequena oferenda ao mestre espiritual e a Krishna, pode ser um incenso e uma flor, cantando o maha-mantra ou outra canção devocional, para assim consagrar o dia a eles e pedir Suas bênçãos para todas as atividades.
Também pode oferecer uma fruta ou qualquer alimento preparado com devoção. Cantar uma volta de japa frente a seu altar é altamente satisfatório neste ambiente carregado de bondade transcendental.  
Cada um poderá adaptar sua prática de sadhana a tempo, lugar e circunstância particular. Mas tente aplicar alguma destas recomendações em seu dia-dia e experimente seus resultados práticos! Ou opte por visitar o templo e integrar-se nestas atividades de sadhana práticas em companhia dos devotos. 

Traduções de cada mantra:
obs.: os nomes podem ter mais de um significado, caso você conheça outro e queira compartilhar nos escreva: vrindabr@ig.com.br

1.     om kesavaya namah - aquele que tem os cabelos encaracolados
2.     om narayanaya namah - reservatório das riquezas
3.     om madhavaya namah - mais doce que o mel
4.     om govindaya namah - que dá prazer as vacas e aos brahmanas, e aos sentidos
5.     om visnave namah -
6.     om madhusudanaya namah - aquele que acaba com as dúvidas
7.     om trivikramaya namah - que tem 3 linhas no pescoço
8.     om vamanaya namah - avatar de krsna, o anão brahmana
9.     om sridharaya namah - senhor supremo
10.   om hrsikesaya namah - o amo dos sentidos, controlador
11.   om padmanabhaya namah - senhor dos pés de lótus
12.   om damodaraya namah - referente ao passatempo de mae yasoda que amarrou uma corda no abdomen de krsna

Nenhum comentário:

Postar um comentário