terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O que são os Vedas?

Segundo a tradição védica, os Vedas são manifestações diretas da infalível Suprema Personalidade de Deus. Eles entregam um conhecimento absoluto e supremamente autorizado, pois se originam do próprio Supremo. Portanto os sábios conhecedores dos Vedas o consideram uma evidencia irrefutável.
Embora o conhecimento védico seja considerado eterno como o cosmo material que está em constante fluxo, passando através da criação, manutenção e aniquilação no início de cada criação universal os ensinamentos védicos são novamente revelados.
Foi no alvorecer desta criação que Sri Krishna transmitiu o conhecimento védico ao Senhor Brahma, a primeira criatura do Universo, ou seja, os ensinamentos dos Vedas são o conhecimento original.
O Senhor Brahma, por sua vez, transmitiu o conhecimento védico a Sri Narada, e este a seus discípulos, e assim sucessivamente até os dias atuais, foi transmitido numa corrente de sucessão discipular, de mestre a discípulo, preservando a mensagem original.
Literalmente a palavra Veda significa conhecimento, e denota conhecimento divino, sendo a fonte original e pura de todo tipo de conhecimento ou saber. A antiga civilização védica floresceu a milhares de anos na Índia, que era a capital do planeta, o conhecimento védico foi preservado intato nesta região da Terra através da transmissão oral e mais tarde no registro escrito, numa compilação literária muito rica e extensa feita pelo sábio Vyasadeva (encarnação literária de Krishna).
Durante muito tempo, a literatura védica, foi entendida como algo obscuro e pouco acessível para os ocidentais. Isso é compreensível, tendo em vista as diferenças culturais tão marcantes entre as duas culturas. Na verdade os próprios indianos sempre recearam que sua cultura e filosofia nunca pudessem ser compreendidas fora de seus limites.
Embora alguns estudiosos do Ocidente tenham se aventurado a traduzir e interpretar algumas destas escrituras, o resultado não foi muito benéfico na hora de esclarecer o verdadeiro espírito de sua mensagem. Muitas especulações surgiram na apresentação, escurecendo seu caráter  e pureza original.
Isto aconteceu porque a forma de transmissão do conhecimento védico é descendente, ou seja, que vêm de "cima" através da sucessão discipular. O conhecimento védico é chamado sruti, isto quer dizer que é transmitido através da recepção auditiva, de mestre a discípulo.
Os vedas ensinam, que para compreender o conhecimento védico  é preciso ouvi-lo de uma autoridade já que é um conhecimento que está além deste universo material. Ele vem do mundo espiritual, portanto é de natureza transcendental, não é uma compilação de conhecimento humano. Assim, as escrituras védicas delineiam sua própria origem. Elas se descrevem como apauruseya, o que significa que  não vêm de alguma pessoa materialmente condicionada, mas procedem do Supremo (uma fonte transcendental à dualidade mundana).
É muito difícil adquirir conhecimento completo devido a fragilidade de estar sempre propensos aos quatro tipos de defeitos da alma condicionada: cometer erros, cair em ilusão, ter sentidos imperfeitos e propensão a enganar.  Compreendendo conclui-se que a busca de conhecimento pela experiência direta está sujeita a muitas deficiências. Um exemplo que prova que os sentidos são imperfeitos é o sol. Diariamente ele parece um pequeno disco, mas, na realidade, é maior, bem maior que muitos planetas.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur: importante
difusor do conhecimento védico
Assim é o conhecimento indutivo, a hipótese: "Pode ser assim, pode ser assado" não é ciência. É uma sugestão e também não é perfeita. Mas receber o conhecimento das fontes autorizadas garante a perfeição.
Se você quer saber quem é seu pai e aceita à autoridade de sua mãe, então tudo que ela disser pode ser aceito sem discussão. Os Vedas são comparados à mãe, portanto é necessário ter auxílio dos Vedas caso queira conhecer alguma coisa além de sua experiência limitada.

Seu propósito e compreensão

Como sua finalidade principal, a literatura védica transmite conhecimento sobre auto-realização e sobre como liberar-se (moksa) do sofrimento. Em geral, os estudiosos concordam que a meta do pensamento védico é atingir a Verdade, "cujo reconhecimento leva à liberdade". Todo sistema védico busca a Verdade, não a acadêmica conhecido como "conhecimento para seu próprio bem” e sim para aprender a Verdade que tornará todos os homens livres. Com efeito, o pensamento védico luta não para informação, mas para transformação.
O Bhagavad-gita descreve o conhecimento como sendo "aceitar a importância da auto-realização, e buscar filosoficamente a Verdade Absoluta". No entanto, se as pessoas acham que estão progredindo no caminho da felicidade material, não procurarão se transformar. Daí, outra percepção importante: janma-mrtyu-jara-vyadhi-duhkha-dosanudarsanam: compreender os malefícios do nascimento, da morte, da velhice e da doença.
Sri Isopanisad,
importante sastra
A literatura védica declara que, a despeito da aparente alegria, vida material significa sofrimento porque inevitavelmente as forças do tempo e da morte obrigam todos a abandonar sua posição atual. O conhecimento védico visa liberar deste sofrimento o questionador sincero. A finalidade da vida não é resignar-se do mundo temporário e miserável, mas, esforçar-se para obter felicidade permanente. Para aqueles que seguem a fórmula védica, a vida significa uma oportunidade para conseguir vitória sobre a morte.
Ao contrário da visão pessimista ou fatalista que alguns ocidentais atribuem a filosofia védica( como sendo "uma negação do mundo e da vida"), nos sastras (escrituras sagradas) aparece que a vida rejeitada é aquela que identifica o corpo ilusório como sendo o eu, e considera que o mundo temporário é tudo o que existe. Tal pessoa perde a oportunidade proporcionada ao ser humano - a oportunidade de indagar a respeito do Supremo.
O Bhagavad-gita é considerado a essência de todo o conhecimento védico e nele, o próprio Sri Krishna declara: "O objetivo real de toda a pesquisa védica é encontrar a Mim. Na verdade, sou o compilador dos Vedas e sou aquele que conhece os Vedas". Portanto os Vedas dão a direção correta para organizar a vida e voltar ao lar, voltar ao Supremo, esta é considerada a liberação última.
Compreendendo a literatura védica, entende-se a relação com a Suprema Personalidade de Deus. E executando os diferentes processos aproxima-se dEle, e no final a meta suprema é alcançada, que é a própria Suprema Personalidade de Deus.  Nisto consiste o propósito dos Vedas, a compreensão dos Vedas e a meta final dos Vedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário