terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os 9 Processos do Serviço Devocional


Bhakti é um tipo de cultivo. Com “cultivo” fala-se de atividade. O cultivo da espiritualidade não significa sentar-se ociosamente a meditar, mas sim também ocupar-se em atividades devocionais significativas. O esforço sincero para executar os nove processos prescritos do serviço devocional para agradar a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, chama-se tecnicamente bhakti.
Sri Prahlâda Mahârâja, uma das grandes autoridades do Serviço Devocional recomenda:
sravanam kirtanam visnoh
smaranam pada-sevanam
arcanam vandanam dasyam
sakhyam atma-nivedanam
“Ouvir e cantar a respeito do santo nome, da forma, das qualidades, da parafernália e dos passatempos do Senhor Visnu, que são todos transcendentais, lembrar-se deles, servir aos pés de lótus do Senhor, oferecer ao Senhor respeitosa adoração com dezesseis classes de artigos, oferecer orações ao Senhor, tornar-se Seu servo, considerar o Senhor o melhor amigo de todos e entregar-Lhe tudo (em outras palavras, servi-lO com corpo, mente, palavras) – estes nove processos são aceitos como serviço devocional puro. Alguém que dedicou sua vida a servir a Krishna através desses nove métodos deve ser considerado a pessoa mais erudita, pois adquiriu conhecimento completo”.

Os nove processos do serviço devocional são os seguintes:
1
Escutar o nome e as glórias do Senhor
Sravanam
2
Cantar Suas glórias
kirtanam visnoh
3
Lembrar do Senhor
Smaranam
4
Servir aos pés do Senhor
pada-sevanam
5
Adorar a Deidade
Arcanam
6
Oferecer reverências ao Senhor
Vandanam
7
Atuar como servente do Senhor
Dasyam
8
Fazer amizade com o Senhor
Sakhyam
9
Entregar-se completamente ao Senhor
atma-nivedanam

É interessante saber que a execução de um só destes nove processos assegura o êxito completo do serviço devocional. Às vezes, observa-se que, ao se executar um dos processos, outros exercem sua influência. Ou seja, se o devoto é estrito em realizar apenas um deles, isto é suficiente; os outros oito processos ficam incluídos.
Sravanam ou escutar é o primeiro passo para adquirir conhecimento transcendental. Embora qualquer um dos nove processos seja suficiente, em ordem cronológica, ouvir, cantar e lembrar-se do Senhor ficam no começo. Isto é essencial. Na verdade, destes nove, os primeiros dois (ouvir e cantar) são considerados os principais.
Como enuncia o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, quem canta o santo nome do Senhor purifica-se do conceito de vida material, decorrente da sujeira acumulada na natureza material.  Quando a poeira é removida do âmago do coração, pode-se compreender a forma pessoal do Senhor. Após entender a forma do Senhor, é possível depreender as qualidades transcendentais do Senhor, e, depois disso, compreende-se os associados do Senhor, ou seja, Sua parafernália.
Dessa maneira, à medida que se familiariza com o santo nome, com a forma transcendental e com as qualidades do Senhor, com Sua parafernália e tudo o que se refere a Ele, o devoto continua avançando até que passa a compreender totalmente o Senhor. Portanto ouvir e cantar o Santo Nome do Senhor é considerado o fundamento para a realização progressiva dos demais aspectos de bhakti.
O melhor processo é ouvir o santo nome, forma e outros atributos serem narrados por um devoto puro, capaz de representá-las de maneira conveniente. Em outras palavras, deve-se evitar escutar pessoas desautorizadas, é melhor procurar um devoto auto-realizado que se sinta especificamente atraído ao Senhor Krishna, e com ele aprender a cantar.
Kirtanam é o segundo item na ordem seqüencial. Após ouvir o santo nome e às descrições da forma, qualidades, séqüito e passatempos do Senhor, a pessoa deve repetir sua mensagem (kirtanam). A respeito do santo nome, recomenda-se que esse canto seja realizado em voz alta, desta forma nossos sentidos se purificam mais efetivamente e outras entidades vivas também se beneficiam com sua audição. 
Segundo aparece na literatura védica, que é fonte autorizada, especialmente nesta era, Kali-yuga (era de ferro, de desavenças e hipocrisia), de um modo geral, as pessoas têm vida curta, adotam hábitos repulsivos e têm propensões a aceitar processos espirituais que não são fidedignos.
Ademais, sempre estão perturbadas pelas condições materiais e, na maioria das vezes, são desafortunadas. Nessas circunstâncias, a prática de outros processos recomendados nas eras anteriores, como sacrifícios, rituais estritos, ou meditação prolongada, não são considerados efetivos na atualidade.
O processo de auto-realização recomendado para esta era é o canto dos Santos Nomes do Senhor. Basta alguém cantar o santo nome do Senhor para que avance perfeitamente na vida espiritual.
Este é o melhor processo para atingir sucesso na vida e em especial nesta era ele é muito poderoso. Este processo foi ensinado a mais de 500 anos atrás por Sri Caitanya Mahaprabhu, a encarnação do Senhor Krishna para esta era.
Smaranam significa procurar entender cada vez mais o Senhor Supremo, com esforços constantes e concentrados para obter Sua lembrança. Depois que alguém executa regularmente o processo de ouvir e cantar e depois que o âmago de seu coração está limpo, recomenda-se smaranam, lembrança. Portanto ele é praticado numa etapa posterior à purificação inicial. Não deve ser antecipada nem forçada de forma artificial.
Pada-sevanam significa ocupar-se em servir aos pés de lótus do Senhor de acordo com o tempo e as circunstâncias. Quando a pessoa atém-se especificamente ao processo de pada-sevanam, aos poucos, este processo passa a incluir outros processos, tais como ver e servir a forma do Senhor (deidade), visitar o templo do Senhor, visitar locais sagrados para ver a deidade e servir a um devoto puro.Todos estes processos de pada-sevanam ajudam a pessoa a avançar rapidamente na vida espiritual.
Arcanam refere-se a adorar o Senhor Visnu, na Sua forma de Deidade, conforme o padrão de adoração realizada no templo. A adoração a Deidade implica seguir regras de maneira precisa. Elas são ensinadas ao devoto logo na iniciação com um mestre espiritual.
O propósito especial da adoração à Deidade é manter o adorador sempre puro e limpo para assim fixar-se na prática de serviço devocional. Por possuir um corpo material, o homem sempre está sujeitos à contaminação. Neste sentido dá-se ênfase especial a arcanam, como assistente nos outros processos de serviço devocional.
Vandanam é o oferecimento de respeitos, reverências e orações ao Senhor. Recomenda-se prostrar-se reverência à Deidade no templo, oferecendo o corpo, mente e inteligência a Krishna e reconhecendo a posição de servo humilde a Seus pés.  Esta atividade também é realizada para honrar o mestre espiritual e oferecer-lhe respeito.
O Senhor tem ilimitadas qualidades e opulências transcendentais, e aquele que se sente cativado por elas oferece orações e glorificações de diversas formas. Portanto, escrever ou recitar orações, poesia ou diferentes homenagens ao Senhor e a Seu representante também é considerado vandanam.
Sentir-se nitya-krsna-dasa, servo eterno de Krishna, chama-se dasyam. Existe a seguinte afirmação sobre alguém que presta serviço ao Senhor: “Depois de muitos e muitos nascimentos, quando a pessoa passa a entender que é servo eterno de Krishna, ela pode libertar os outros seres que vivem neste Universo. Se alguém simplesmente continua  pensando que é servo eterno de Krishna, mesmo sem executar algum outro processo de serviço devocional, pode alcançar sucesso pleno, pois, com este simples sentimento, ele pode executar todos os nove processos de serviço devocional.
Sakhyam aplica-se àquele que gosta de Krishna de maneira a querer ser amigo Dele. Para o devoto Krishna é o único amigo e benquerente de todos. Isto se chama sakhyam. No que diz respeito a adorar o Senhor como amigo, numa passagem das escrituras há esta afirmação: “Ó meu Senhor, Personalidade Suprema e amigo eterno, embora sejais pleno de bem-aventurança e conhecimento, tornastes-Vos amigo dos habitantes de Vrindavana. Quão afortunados são esses devotos!”
Nesta afirmação a palavra “amigo” é usada especificamente para indicar amor intenso. A amizade, portanto, é melhor que a servidão ou a adoração reverencial, porque com este sentimento fraternal a relação se estreita e intensifica a medida que se manifesta o amor espontâneo.
Atma-nivedanam significa oferecer tudo a Krishna, incluindo o corpo, a mente, a inteligência e tudo o que alguém possua. É a fase na qual a pessoa sente apenas desejo de servir o Senhor, entrega tudo ao Senhor e executa suas atividades unicamente para Sua satisfação.
Semelhante devoto é igual a uma vaca que é protegida pelo seu dono. Quando cuidada pelo dono, a vaca não fica em ansiedade quanto à sua manutenção. Essa vaca sempre é rendida ao seu dono, e jamais age independentemente, s age apenas em benefício do dono.
O verdadeiro devoto primeiro rende-se a Krishna e oferece-lhe seu corpo, mente e palavras, e então, como Krishna deseja, usa-os a Seu serviço. Isto é a fase de perfeição na prática de serviço devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário