terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prasada: oferecendo o alimento



A importância do Vegetarianismo

 


O termo vegetariano provém da palavra latina vegetus, "isto é, uma pessoa mental e fisicamente sadia, íntegra, fresca e vigorosa". Os alimentos vegetarianos, segundo os Vedas, são caracterizados na modalidade da bondade já que aumentam a duração da vida, purificam a existência da pessoa, dão força, saúde, felicidade e satisfação. As modalidades da natureza material serão abordadas na sétima aula.
Portanto, o "vegetarianismo" implica também uma linha de conduta filosófica e moral, não se restringe a seguir apenas um regime alimentar de frutas e verduras. Ser vegetariano não é somente uma maneira de alimentar-se, é também uma forma de compreender o mundo, as necessidades próprias e naturais, e ainda aceitar as leis de Deus.
Existe um conceito generalizado, porém equivocado, de que ser vegetariano significa comer só alface, cenoura e uma ou outra fruta, o que produziria uma pessoa pálida, anêmica e frágil. Este conceito não poderia estar mais longe da realidade.
Em resposta a isto, há comprovações científicas de que os vegetarianos são pessoas mais fortes, ágeis, com maior resistência e capacidade mental que aquelas que consomem carne. Isto porque o organismo dos vegetarianos não tem que gastar grandes quantidades de energia tentando anular o efeito das toxinas provenientes da carne: essas toxinas são muito numerosas e seus nutrientes são mais difíceis de assimilar.
Portanto, o corpo tem que trabalhar mais arduamente para sobreviver, tirando do ser humano grande parte de sua energia que deveria ser empregada em uma utilidade mais nobre e elevada. Duas idéias que prevalecem na sociedade energia são consideradas "mitos" à luz da ciência verdadeira: pensar que a carne tem o monopólio das proteínas, e que grandes quantidades de proteína devem ser ingeridas ter força.
Os grãos, cereais, feijões, nozes, o queijo, as amêndoas, as ervilhas e lentilhas são grandes fontes de concentração de proteínas. Apesar de alguns desses alimentos terem menos proteínas que a carne, em peso equivalente satisfazem facilmente as necessidades diárias do corpo.
A ciência também reconhece que a fisiologia do homem difere da dos animais carnívoros, nos quais o estômago tem mais músculos, as secreções gástricas são dez vezes mais ácidas, e os intestinos bem mais curtos. Desse modo, no organismo humano as carnes não digeridas ficam estagnadas por mais tempo, e sua putrefação causa numerosas doenças, como a velhice prematura.
A arcada dentária humana, assim como nas criaturas herbívoras, foi criada para triturar e mastigar matéria vegetal. O ser humano carece de caninos agudos para rasgar a carne. E suas mãos, carentes de unhas afiadas e tendo o polegar oposto, são muito mais aptas para a coleta de frutas e vegetais do que para matar uma presa. Portanto, a incapacidade do corpo humano de digerir e caçar o animal com seus próprios meios, é outro indicativo do hábito antinatural do consumo de carne.
Para além da saúde, a situação ambiental e econômica do planeta é agravada com a produção de carne. A pecuária é um dos principais agentes contaminadores do planeta. A cada segundo são geradas 125 toneladas de resíduos procedentes da indústria da carne. Rios são poluídos, gases tóxicos são produzidos e a atmosfera é contaminada. A necessidade de pastos para o gado causa o desmatamento das selvas tropicais e sua posterior conversão em desertos. Além disso torna o solo improdutivo, o que traz como conseqüência a fome no mundo.
só devemos nos alimentar de amor
A medida que aumenta o espaço para alimentar esses animais em lugar das pessoas, uns poucos comerciantes ricos poderão ser beneficiados, enquanto o restante da população campesina se afundará em níveis baixos de produção e consumo.
Mais da metade de água consumida no mundo é usada na pecuária e na irrigação de terras para obter alimentos para o gado. E 25 vezes mais recursos energéticos e naturais são gastos para produzir a mesma quantidade de proteína vegetal.
Portanto, fatores que vão desde a saúde, a ética, a ecologia, e a economia são relevantes na hora de decidir a opção alimentar. Os fatores citados acima são simplesmente uma pequena introdução no tema, para que cada um de vocês possa continuar sua pesquisa, já que são múltiplas as razões por trás da opção vegetariana.
Deve partir de cada um  a transformação dos maus hábitos, pois é a partir disso mesmos que se inicia a mudança do todo. Felizmente é surpreendente ver atualmente, muitas pessoas sensíveis adotando a dieta vegetariana, graças a difusão destas valiosas informações, melhorando desta maneira sua qualidade de vida, e dando assim um passo essencial para uma sociedade mais pacífica e progressiva em valores superiores.
No passado grandes autoridades que conheciam o benefício real da sociedade, selecionaram os alimentos que melhor ajudam na saúde e que aumentam a duração da vida, tais como os produtos derivados do leite, o açúcar, o arroz, o trigo, as frutas, as frutas secas (nozes, amendoim, castanhas, etc.), as folhas, raízes, além de vegetais e grãos. Estes alimentos são muito apreciados pelas pessoas que cultivam a bondade.
Portanto o vegetarianismo também possui uma dimensão espiritual, além da manutenção e da edificação de nosso corpo, outro papel importante da alimentação é purificar a mente, de tal modo que crie uma disposição mental favorável à vida espiritual.
Na Escola Iniciática da bhakti-yoga, este é um fator essencial para poder avançar no relacionamento amoroso com Deus. Seguindo as sagradas instruções das escrituras, como por exemplo, o Bhagavad-gita, o alimento vegetariano é um elemento digno de se oferecer a Deus e assim restabelecer o vínculo divino:
"Se alguém Me oferecer, com amor e devoção, uma folha, uma flor, frutas ou água, Eu as aceitarei ". (Bhagavad-gita 9.26.)


Tornando seu alimento prasadam

Ao longo da história a maioria das culturas antigas tais como a grega, egípcia, asteca, etc, considerava todos seus hábitos como uma oferenda a um Ser Supremo. A tendência de agradecer o que recebemos da natureza é uma prática comum em todas as culturas, e de forma mais marcante na cultura Védica. No Bhagavad-gita, é explicado que quando a pessoa não somente agradece, mas oferece algo de si a Deus, Ele, presente no coração de toda entidade viva, irá, de Sua parte, retribuir.
O Senhor Krishna, no Bhagavad-gita instrui sobre como realizar todas as atividades espirituais, inclusive sobre o alimento:
“Tudo o que fizeres, tudo o que comeres, tudo o que ofereceres ou deres, o quaisquer austeridades que executares – faze isto, ó filho de Kunti, como uma oferenda a Mim.”
  Assim, como foi explicado no primeiro módulo, os pré-iniciados se comprometem a praticar o vegetarianismo estrito. Para respeitar o voto de “não violência” se abstêm de consumir qualquer tipo de carne, peixe e ovos, e também são instruídos a oferecer todo alimento que preparam a Krishna antes de comer. Isto evoca a consciência amorosa e também  livra da reação kármica, a qual a alimentação vegetariana inevitavelmente também está sujeita.
Como precursores do ahimsa (não violência) o pré-iniciado naturalmente também se torna defensor desta causa, com seu próprio exemplo pessoal, podendo influenciar positivamente muitas pessoas e distribuindo uma mensagem pacífica, cheia de lógica, sabedoria e amor.  Assim se torna um verdadeiro benfeitor dos pobres animais,  e do planeta em geral cruelmente explorados pelos interesses financeiros do mercado de consumo.
Uma dica: cuidado com os bolos feitos com ovos!
Dê prioridade para a comida feita em casa, e no caso de uma reunião familiar ou social opte por contribuir com alguma saborosa preparação vegetariana que eles também possam desfrutar.  Ou simplesmente limite-se a comer frutas, com o argumento de que está fazendo um jejum de purificação. Isto abre o espaço para um diálogo interessante com todos, e há possibilidade de compartilhar informações benéficas para que possam melhorar seus hábitos e se conscientizar da necessidade de uma alimentação vegetariana.
Leia livros sobre vegetarianismo, para ter argumentos  bons e convincentes para transmitir as pessoas. Desta forma pode ajudar, além de se qualificar para seguir o caminho rumo a uma conexão espiritual.
  Para que sua escolha vegetariana se converta numa prática consciente e transcendental, a bhakti-yoga ensina o processo de oferecer o alimento a Krishna e assim torná-lo prasadam, ou alimento espiritual. A oferenda do alimento ao Senhor é parte de um processo altamente desenvolvido de yoga, que ajuda o praticante a restabelecer sua relação amorosa e pessoal com Deus.
Essa comida oferecida recebe o nome de prasadam, uma palavra sânscrita que significa “misericórdia do Senhor”. Com esta atividade, os sentidos se espiritualizam e começam a  ser atraídos naturalmente pelos prazeres divinos, que superam enormemente qualquer experiência material.
Esta prática também livra de qualquer tipo de exploração que se tenha gerado na forma de coleta ou produção do alimento. Sabe-se pelas nas escrituras sagradas, que no mundo material rege o modo da exploração e a única forma de ficar imune a este sistema de vida é atuando no plano da dedicação, que consiste em oferecer e vincular tudo de forma amorosa com Deus.
Por tornar seu alimento prasadam, tanto a pessoa que cozinha, os ingredientes ou processos que são utilizados em sua produção, quem o distribui e quem o consome, se espiritualizam de imediato. Por meio de Suas imensas energias transcendentais, Krishna pode realmente converter matéria em espírito. Se pusermos uma barra de ferro no fogo, em pouco tempo a barra se tornará incandescente e terá todas as qualidades essenciais do fogo. Da mesma forma, a substância material do alimento que é oferecido a Krishna se torna completamente espiritualizada.
 
Para que a oferenda seja efetiva é necessário seguir alguns requisitos prévios:
  A consciência na hora de cozinhar deve ser a mais elevada possível. Deve-se estar num ambiente com boas vibrações, pois as impressões sutis da mente de quem cozinha ficam impregnadas no alimento.
Da mesma forma com que um alimento pode ser contaminado por vibrações negativas, pode ser vivificado por uma vibração pura. Quando se cozinha com a intenção de fazer uma oferenda a Deus, o alimento é espiritualizado. Essa intenção é muito importante, pois para oferecer o alimento que está sendo preparado para Deus, deve ser preparado com todos os critérios de limpeza e pureza de consciência.
No preparo do alimento, limpeza é o princípio mais importante. Nada impuro deve ser oferecido a Deus, então conserve bem limpa a sua cozinha. Sempre lave completamente as mãos e a boca antes de preparar os alimentos.
 No preparo não se experimenta a comida para que não haja desfrute sensorial antes de Krishna comer. Nossos sentidos devem permanecer tranqüilos, sem agitações. Nada de comentários do tipo “que cheirinho bom...”. Krishna será o primeiro em saborear e desfrutar o alimento.
Imagine ter como convidado uma pessoa importante e querida para almoçar em casa e quando ela chega o anfitrião diz: “nós já almoçamos, agora você almoça sozinha”. Realmente, essa não é a etiqueta apropriada. É sempre dada a primazia para quem é convidado. Da mesma forma, quando se oferece o alimento a Deus, qualquer tipo de antecipação de desfrute sensorial é evitado.
Desfruta-se, e muito mais, quando o alimento passa a ser prasadam. Esse é um “segredinho” importante no processo de bhakti-yoga. Na prática do asthanga-yoga, o controle dos sentidos chama-se pratyahara, que significa controlar os sentidos de forma a não ficar a mercê dos estímulos externos. É dito que, dos sentidos, a língua é a mais voraz. Sem o devido controle, a pessoa pode cair vítima do descontrole compulsivo da língua. Como diz o ditado: “peixe morre pela boca”. Isso vale também para muitos humanos.
O oferecimento do alimento requer um pequeno momento de reflexão e até um pequeno ritual com algum mantra, momento em que a consciência eleva-se a Deus num ato de amor e devoção. Após issoé permitido satisfazer os apetites, demandas corporais e desfrutar das delícias do sabor da prasadam.

 Passos a seguir:
A oferenda de seus alimentos vegetarianos é muito simples.
Logo após cozinhar a oferenda, dispõe-se porções da comida em louça especial para este fim (que ninguém a não ser Krishna coma neles) e coloque no altar. Como altar pode servir uma foto de seu Mestre Espiritual, do Senhor Caitanya e Seus associados e de Radha-Krishna. Se você está interessado em estabelecer um altar em casa para uma adoração mais elaborada da Deidade, como é feita no templo, por favor, sinta-se à vontade para perguntar.
Depois coloque o prato com a oferenda na frente do altar e siga as seguintes instruções:
A forma de oferenda mais simplificada é recitar o mantra de reverências ao mestre espiritual (Sri Guru-Pranama) e logo o maha-mantra Hare Krishna três vezes. Mas se quiser fazer sua oferenda completa pode recitar os seguintes mantras três vezes cada um, tocando um sino para chamar a atenção de Krishna:

Sri Guru Pranama
om ajñana-timirandhasya jñanañjana-salakaya
caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah
 Nasci na mais escura ignorância e meu mestre espiritual abriu meus olhos com o archote do conhecimento. A Ele ofereço minhas mais humildes e respeitosas reverências.

Os devotos iniciados devem recitar também o pranam de seu Guru, pedindo licença para realizar a oferenda:
Srila Paramadvaiti Pranati
nama om visnu-padaya divya jñana pradayine
srimate paramdvaiti svamine nyasi rupine
saranagata bhaktebya sudha bhakti vidayine
visuda bhaktisiddhanta dhara dhara nisevine
 Ofereço minhas respeitosas reverências a Sua Santidade Srila Bhakti Aloka Paramdvaiti Swami Maharaj, que na forma de um sannyasi se encontra viajando pelo mundo todo entregando amor divino (Sudha Bhakti) aos devotos rendidos da linha que descende de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati através de Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj.

Srila Atulananda Pranati
nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-tale
srimate atulananda acharya iti namine
 Ofereço minhas respeitosas reverências a Srila Atulananda Acharya, que é muito querido pelo Senhor Kirshna, pois tem tomado refúgio em Seus pés de lótus.

Srila Prabhupada Pranati
nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktivedanta-svamin iti namine
namas te sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine
 Ofereço minhas respeitosas reverências a sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem é muito querido pelo Senhor Krishna, devido a que têm tomado refúgio em Seus pés de lótus.
Nossas respeitosas reverências a Ti, ó Mestre Espiritual, servo de Sarasvati Gosvami. Muito bondosamente estás pregando a mensagem do Senhor Caitanyadeva e libertando os países ocidentais, que estão cheios de impersonalismo e niilismo.

2. Oração ao Senhor Caitanya (Sri Gauranga Pranama):
namo maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te
krsnaya-krsna-caitanya-namne gaura-tvise namah
 Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Supremo Sri Krsna Caitanya, que é o mais magnânimo que qualquer outro avatara, inclusive mais que o próprio Senhor Krsna, porque está outorgando livremente o que ninguém jamais outorgou, o amor puro por Krsna.

3. Oração ao Senhor Krishna (Sri Govinda Pranama):
namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca
jagad-hitaya krsnaya govindaya namo namah
Ofereço minhas respeitosas reverências a Ti, meu Senhor. Tu És o protetor das vacas e o bem querente dos Brahmanas, assim como de toda a humanidade.

Lembre-se que a verdadeira finalidade disso tudo é mostrar sua devoção e gratidão ao Senhor. O próprio alimento que você está oferecendo é secundário. Krishna aceita o sentimento devocional. Deus é completo em Si mesmo. Ele não precisa de nada. Nossa oferenda é apenas um meio de mostrar nosso amor e gratidão a Ele. Em seguida a pessoa deve cantar o mantra Hare Krishna pelo menos três vezes:
Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Pode deixar a oferenda no altar de 5 a 15 minutos para que Krishna realmente possa desfrutar do alimento. Diz-se que com Seu olhar transcendental Krishna saboreia o alimento e assim deixa impregnado nele sua energia transcendental. Depois de voltar para a panela, lavar o prato de Krishna e guardá-lo pode ser servido a prasadam.
Tente apreciar a qualidade espiritual da prasadam lembrando que, por Krishna tê-la aceitado, ela não é diferente de Krishna e por comê-la a pessoa se purifica. Distribuir prasadam a outros é considerado uma prática de caridade muito elevada, e seus efeitos na pessoa que o recebe podem rapidamente ser comprovados.
As escrituras védicas contêm muitas descrições da prasadam, o próprio Sri Krishna Caitanya, há 500 anos atrás disse da natureza transcendental da prasadam:
"Todo mundo já saboreou estas substâncias materiais. Porém, nestes ingredientes há sabores extraordinários e fragrâncias incomuns. Apenas saboreie e veja a diferença de experiência. Além do sabor, até a fragrância agrada à mente e faz esquecer qualquer outra doçura. Portanto, deve-se compreender que o néctar espiritual dos lábios de Krishna tocou estes ingredientes comuns e transferiu para eles todas as Suas qualidades espirituais".

Antes de tomar prassadam se canta o seguinte mantra de agradecimento e reflexão:

Sarira Abidya-jal (Prasada-sevaya)
Canção para honrar o alimento espiritual

sarira avidya-jal jodendriya tahe kal
jive phele visaya-sagore
ta´ra madhye jihwa ati, lobhamoy sudurmati,
ta ´ke jeta kathina samsare
krsna baro doyamoy, koribare jihwa joy,
swa-prasad-anna dilo bhai
sei annamrta pão, radha-krsna-guna gão,
preme dako caitanya-nitai

Este corpo de ignorância
Nos enreda nos sentidos
E ao oceano sensorial nos lança
A língua ali é um perigo
Por insaciável e obstinada
Custa muito conquistá-la
Mas o muito bondoso Krishna
Nos ajuda a controlar-la
Dando-nos Seu próprio prasadam
Este rico alimento prova
E Radha-Krishna celebra
E com muito amor exclama
Jay Caitanya Nityananda!

Jay Bhagavad Prasada ki jay!!!

 

Maha Prasadam
Maha Prasadam é o alimento oferecido a Krishna na forma de Sua deidade adorada no altar. Maha Prasadam significa a "grande prasadam" já que seu poder purificador é ainda maior do que qualquer outro alimento oferecido fora do altar. Tem um efeito muito especial na consciência, transformando em pessoas mais puras, muito compassivas e generosas, despertando o nobre desejo de distribuir esta misericórdia a todas as pessoas sem distinção.

O costume de distribuir prasadam inclui convidar outras pessoas para compartilhar a misericórdia. Na Cultura Védica antes que um homem casado se sente para comer, deve sair na rua em frente da casa e anunciar: “A prasadam está pronta, se alguém está com fome por favor entre para comer”. Da mesma maneira, a forma como se recebe a Maha Prasadam é muito religiosa. A posição da mão é específica e deve-se tocar a cabeça com a oferenda, tudo isso faz parte de um ritual cheio de amor e agradecimento.

Na Índia a Maha Prasadam têm uma maravilhosa tradição, ela é levado desde diferentes templos e distribuído por todo o país. Assim, para quem recebe a Maha Prasada do templo é um acontecimento muito célebre e especial. A Maha Prasadam e sua distribuição é a alegria dos devotos e de todos os amigos de Krishna.
 Maha significa grande  e Prasadam misericórdia. Por esse significado, a sabedoria védica nos informa que o Maha Prasadam não vem somente em forma de alimento. Maha Prasadam também são as guirlandas que são oferecidas no altar ou a roupa que é utilizada pela Deidade, ou também escutar a misericordiosa instrução do representante de Krishna, o mestre espiritual, na forma das conferências que ele fala. Maha Prasadam é tudo o que é sagrado, o que purifica e o que conecta com as dimensões espirituais. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário