terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Primeira iniciação

Srila Guru Maharaj inciando Rupa Manohara

Os Vedas recomendam que o princípio básico para o progresso na vida espiritual é aceitar o abrigo de um mestre espiritual autêntico, ser iniciado por ele, aprender com ele como executar serviço devocional, e servi-lo com fé e confiança. 

A evolução da Bhakti-Yoga começa com plena força através da conexão com um Mestre Espiritual autêntico, seguindo os princípios e regulações de todo coração.
A primeira iniciação consiste na iniciação no Maha Mantra Hare Krishna, ou iniciação Harinama. Nesta iniciação o mestre espiritual entrega a seu discípulo o maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare, como um representante da tradição de mestres que desde a antigüidade distribuem o conhecimento divino na forma do som transcendental (guru param-para).
 
O discípulo promete diante do Mestre Espiritual (Guru) cantar um número mínimo de voltas na Japa-mala e a seguir os quatro princípios regulativos:
1-    Ser vegetariano estrito (não comer carne, peixe nem ovos)
2-    Não intoxicar-se (não consumir nenhum tipo de drogas, álcool e cigarro, assim como qualquer bebida que contenha cafeína ou que embriague).
3-    Não praticar jogos de azar
4-    Não praticar sexo ilícito ou fora do matrimônio
Também promete continuar servindo sob a orientação de um devoto avançado e não acumular dinheiro só para fins egoístas. A iniciação é muito importante, porque assim se ingressa na família espiritual do guru e o indivíduo começa a ter responsabilidades importantes.
Na cerimônia de iniciação, o mestre espiritual entrega ao seu discípulo um nome espiritual, que o identifica como servo de Krishna e Seus amados devotos. Também  lhe entrega com um colar de Tulasi de três voltas, feito de madeira sagrada da arvorezinha Tulasi, que todos os devotos vaisnavas adoram pela capacidade que possui de abençoar com amor puro por Krishna. 
Srila Guru Maharaj iniciando Guru Priya devi dasi


Também lhe entrega as contas de meditação, japa-mala, abençoadas com a potência de seu próprio canto. O rosário ou japa-mala têm 108 contas que representam um número espiritualmente muito importante e uma conta maior que representa Deus mesmo. As outras representam as gopis, que são as maiores devotas do Senhor Krishna no mundo espiritual.
O mestre espiritual instrui o discípulo a respeito da meditação nos Santos Nomes do Senhor sem cometer as dez ofensas, que encobrem a pureza intrínseca deste cantar, e determina qual é a atitude interna que deve ter o discípulo para ter sucesso nas práticas da bhakti-yoga.
  Uma relação com o mestre espiritual sem servir a sua missão de ajudar a humanidade, é considerado uma relação infrutífera, inútil, assim como orar sem um coração sincero. Não se deve aproximar do mestre espiritual com uma mentalidade consumista ou com a intenção de aumentar o prestígio. 
Srila Guru Maharaj sempre muito misericordioso
O encontro com o mestre espiritual é considerado o momento mais importante da vida humana. O mestre espiritual ao ensinar o propósito da vida, através da iniciação, nos introduz na eterna família de Deus e Seus amados serventes.
Nunca se abandona o mestre espiritual genuíno, na realidade o discípulo deve se tornar tão excelente, de tanta confiança, para que o mestre espiritual derrame sua misericórdia e o converta em devoto puro, ou alma auto-realizada.
Assim é o serviço ao mestre espiritual de verdade. Inclusive todos os discípulos devem se tornar mestres espirituais, atuando como humildes representantes de seu Guru. Aquele que entrega a mensagem de seu mestre espiritual com toda a humildade, sem vestígio de orgulho ou arrogância, que recruta almas do mundo material para servir a Deus se tornará um servo muito querido de seu mestre. Neste ponto ele mesmo será um mestre espiritual genuíno naturalmente. 

Srila Guru Maharaj, nosso guardião espiritual

2 comentários:

  1. Gostaria muito de fazer parte do corpo de krishna mas tenho dificuldade de achar um lugar mais perto de onde eu moro estou morando em taboao da serra zona sul faco medicina indiana aconputura chinesa sou lacto vegetariana tenho conhecimento de uma boa parte sobre krishna faco o hara mantra e yoga me ajude pois sei que esta faltando um mestre espiritual na minha vida muito obrigada angela

    ResponderExcluir
  2. Meu maior desejo é ser um discípulo,mas não encontro quem possa me iniciar!!!!

    ResponderExcluir