terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Três aspectos do Absolto



Krishna ou a Suprema Personalidade de Deus, “Bhagavan” é o máximo conceito da Verdade Absoluta. A Verdade Absoluta é compreendida em três fases de estudos, a saber: Brahman, Paramatma e Bhagavan.

Brahman: Aspecto impessoal de Deus. Refulgência que emana do corpo transcendental de Deus e dos planetas espirituais. Destes raios espirituais se manifestam as almas individuais.





Paramâtmâ: O aspecto localizado ou consciente do Senhor Supremo, manifestado em cada átomo e no coração de todos os seres viventes. É chamado Caitya Guru, ou mestre espiritual dentro do coração de cada um. Deus conhece tudo, inclusive os pensamentos, sentimentos, desejos, o passado de cada um. E Ele escuta as orações. É ele quem manifesta o mestre espiritual externo. Ele ajuda a reconhecer o mestre espiritual internamente, quando sinceramente se deseja servir a Deus e alcançar a auto-realização.

Bhagavân: Sri Krishna em Sua forma original e pessoal. Reside em Goloka Vrindavan ou Krishna-loka, o mundo espiritual supremo, e desce aos mundos materiais para convidar as almas para voltar a Seu doce lar. O Senhor que vive como um pastorzinho de vacas com Seus devotos é considerado o aspecto mais íntimo e profundo da divindade revelada nos Vedas.
No Brahma-samhitâ está escrito que a Suprema Personalidade de Deus é sac-cid-ânanda-vigraha, a própria forma de eternidade, do conhecimento e da bem-aventurança plena.
A compreensão do Brahman impessoal é a compreensão de Sua característica sat (eternidade). A compreensão de Paramatma é a compreensão sat e cit (eternidade e conhecimento). Mas a compreensão da Personalidade de Deus, Bhagavan, é a compreensão de todas as características transcendentais –sat, cit e ananda (eternidade, conhecimento e bem-aventurança) – em vigraha (forma) completa.
Estes três aspectos divinos são explicados tendo como exemplo o Sol, que também têm três diferentes aspectos, a saber, a luz solar, a superfície do sol e o planeta sol propriamente. Existem distintos tipos de estudantes que se satisfazem com a compreensão destes distintos aspectos, segundo o nível em que se encontram.
A luz solar, o disco solar e os assuntos internos do planeta sol não podem separar-se uns dos outros, e ainda assim, os estudantes das três diferentes fases não se acham na mesma categoria. Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, é definido como aquele que possui seis opulências em plenitude: plena força, fama, riqueza, conhecimento, beleza e renúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário