segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Porque tudo tem flor de lótus na Cultura Védica?



Devemos ser como flor de lótus...
Ela está no pântano mas jamais é tocada pela lama pois tem uma camada fina de água que a protege da sujeira. Quando algo impuro cai em sua pétala, escorrega pela gota d`água sem prejudicar sua beleza.

Da mesma maneira, devemos ser como flores de lótus que crescem no pântano, o mundo material, sem jamais ser contaminado pela sujeira, egoísmo e materialismo.

No livro Os Ensinamentos da Rainha Kunti de Srila Prabhupada, aparece uma descrição interessante de Krsna:


namah pankaja-nabhaya

namah pankaja-maline

namah pankaja-netraya

namas te pankajanghraye


"Respeitosas reverências a Ti, ¡oh, Señor!, cujo abdômen está marcado com uma depressão semelhante a uma flor de lótus, quem sempre está adornado con colares de flores de lótus, cujo olhar é tão fresco como el lótus e cuyos pés estão gravados con lótus"



  Essa flor é bastante simbólica: tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada, a incomparável jóia na flor de lótus. Assim, o santo cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial (adaptado de viacapella.com.br/portal/lotus.htm


O sr. Brahma nasceu de uma flor de lótus que saia do umbigo de Visnu.



Veja vários lótus para inspirar sua meditação: não se contamine com a lama, tome o exemplo da for de lótus.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário