terça-feira, 21 de maio de 2013

Pergunta: Para cantar o Gayatri precisa ser vegetariano?

Essa semana recebemos uma pergunta muito bacana no vrindabr@ig.com.br e queremos compartilhar com vocês :)



PERGUNTA: É necessário ser vegetariano para cantar o Mantra Gayatri? O mantra Gayatri é considerado um mantra universal, imagine então quantos povos que existem que não são vegetarianos. Estariam eles tolhidos de utilizar o mantra Gayatri?
 

RESPOSTA:
O Mantra Gayatri é um dos mais poderosos e por isso deve ser recitado com boa consciência. É dever dos Brahmanas recitá-lo três vezes ao dia. Os sacerdotes tem outros deveres muito interessantes também, fazer cerimônia de fogo todos os dias, adorar a Deidade, entoar mantras de purificacão, estudar as escrituras (só depois de fazer tudo isso ele pode comer por exemplo) e sair para coletar o suficiente para sua subsistência. isso é o tradicional, que se entende por varna ashram dharma. E claro que todo brahmana é vegetariano :) Então a condição para cantar o gayatri é ser um brahmana e não só vegetariano!


Aqui tem um artigo do nosso mestre espiritual sobre "que significa ser um brahmana"
http://bhaktipedia.org/espanol/index.php?n=sabidurias_vedicas.que_significa_ser_un_brahmana

Então, como você deve ter lido no artigo acima, em kali yuga, uma pessoa deve ser considerada brahmana se ela demonstra ter tais qualidades e não só se é filho de brahmanas. É algo da consciência! Uma pessoa muito limpa, altruísta, séria, que recita e conhece e pratica a escritura e etc deve ser considerado um brahmana. Isso aparece no Caitanya Caritamrta, uma escritura védica.

O vegetarianismo era praticado por muitas culturas tradicionais inclusive na América. Os sacerdotes incas eram vegetarianos e até usavam cordão brahmínico e também praticavam celibato. Na colômbia e brasil também existiam muitos sacerdotes que não consumiam carne, os pagés por exemplo, geralmente não era toda a comunidade mas sim os líderes espirituais. E até o papa antigo era vegano!!! É algo importante deixar de gerar dor quando se busca participar do amor divino. Percebe? Como se preencher de amor divino quando estamos colocando dentro do nosso organismo algo que foi gerado por morte, exploração, ansiedade, loucura, falta de dignidade - é claro que isso abaixa a consciência. E se você se interessar mais pelas semelhanças entre as culturas tradicionais e as indianas, dá uma olhada aqui: http://www.officebap.com/indoamerica/indiaa/veget.htm

A qualificação mais importante do Brahmana é ser um discípulo rendido ao Guru. Todo o conhecimento espiritual é descendente, ou seja, vem de cima para baixo. Nós por nosso esforço não podemos adentrar aí, precisamos ser convidados por alguém já experimentado, o Guru. Cantar todos podem cantar, claro que vão se sentir bem, mais calmo, mas isso é um lapso ínfimo do que poderia experimentar caso estivesse nessa corrente de misercórdia que vem junto com o Guru. O primeiro passo é compreender que estamos no mundo material e que não podemos sair daqui sozinhos! Precisamos de ajuda e também é necessário afinar nosso comportamento e sentimentos já que por isso viemos parar aqui então prova que não foi bem encaminhado em outras vidas. Então, precisamos fazer um pequeno ajuste!

E pra isso está o Guru, para nos encaminhar a verdade, todas as boas qualidades nós já temos mas estão adormecidas ou sendo usado para coisas temporárias. Por exemplo, uma mocinha ama muito seu namorado, muito mesmo, mas imagine se ela conseguisse direcionar todo esse amor, cuidado, dependência e afeto a Deus ou a todas as pessoas, um amor incondicional e totalmente espiritual? Uau, seria lindo! então o amor incondicional já existe em nós, só que não é bem encaminhado, direcionamos a pessoas que podem nos deixar, frustrar e etc. Podemos fazer um pequeno ajuste, e amar a quem jamais vai nos deixar de amar! Isso não significa que a mocinha não pode mas ter um namorado e sim que ela vai compreender que o amor nesse mundo é temporário e que o propósito da vida humana é voltar ao lar, junto com o Senhor Supremo.

É por isso que na Filosofia Vaisnava, a qual praticamos no VRINDA, o Mantra Gayatri é dado ao discípulo pelo Guru na segunda iniciação, quando o primeiro demonstrou rendição e estabilidade. O Gayatri é muito íntimo, é a flauta de Krsna como explica Srila Sridhara Maharaj. Antes de escutar a flauta de Krsna precisamos nos purificar muito! Compreendo que em outras linhas filosóficas esse mantra seja entoado livremente, no entanto, a recomendação védica para recitar mantras védicos é bem estrito mesmo porque são muito muito poderosos!!! E é uma troca, se você recebe algo grande deve dar algo grande, faz sentido isso. Por isso tanta austeridade e disciplina é requerida de um brahmana, ele deve se purificar de todo desejo de receber honra, prestígio, de pensar algo egoísta e sempre estar ocupado em favorecer TODA a humanidade. Ele tem a função de curar as desarmonia geradas pelas outras pessoas, por isso faz cerimonia de fogo, entoa mantras e tal, para gerar boa vibração ao universo e equilibrar toda a má energia que os outros geram com seus estilos de vida predatórios. Isso sempre foi assim, é como a mamãe que sempre arruma o quarto do filho que deixa as camisetas jogadas no chão, os sapatos na sala e etc. Ela está trabalhando duro para manter a harmonia na casa, da mesma forma, o brahmana mantem a harmonia no universo, curando a Mãe Terra e vibrando a consciência espiritual.

Aqui tem outro artigo curtinho também, falando sobre a segunda iniciação: http://bhaktipedia.org/espanol/index.php?n=paramadvaiti_ba.iniciacion_-_segundo_nacimiento_06

Antigamente, há 500 anos atrás, os mantras védicos eram secretos, só os brahmanas conheciam e eram bem bem estritos, assim eles conseguiram muitos privilégios na sociedade indiana (alguns se mantem até hoje). Então veio Sri Caitanya Mahaprabhu, um santo vaisnava, que fez algo muito revolucionário!! Ele começou a viajar por toda Índia distribuindo o Santo Nome na forma do Maha Mantra Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e assim entregou o Amor Divino que antes estava escondido entre os sacerdotes.

Para cantar qualquer mantra védico é necessário estar com uma roupa limpa, sentar-se num local purificado, de frente para o norte e num horário específico. Então quando Sri Caitanya Mahaprabhu começou a entregar o Maha Mantra a todas as pessoas (mulheres, crianças, sudras, todos mesmo!) os brahmanas não aprovaram. Então, aconteceram muitos debates (Sri Caitanya Mahaprabhu era de uma família brahmínica e era um Pandir, um erudito, um sábio que mantinha uma escola de nyaya, de lógica). A conclusão é que o Maha Mantra pode ser cantado em qualquer circunstância, estando purificado ou não, justamente porque ele é o MAHA (grande) Mantra. Ele é o mantra dessa era de Kali, e por cantá-lo nosso coração se purifica a tal ponto que Krsna é convidado a residir ali :) imagina! Ter Deus no coração! Claro que todos nós temos, como paramatma, mas sentir isso....uff estamos muito sujos com nossos pequenos desejos do ego e sob a influência do karma, anarthas (condicionamentos), tempo, energias materiais (bondade, paixão, ignorância) - muita coisa! E pra nos livrarmos disso tudo.... só pela misericórdia do Guru porque ele já trilhou esse caminho e pode nos dar dicas, nos cuidar, como um pai amoroso ensina seu filho a andar de bicicleta.
 

Segue umas citações escriturais para explicar a importância do Maha Mantra nessa era de Kali, como ele pode ser cantado em qualquer circunstância, como purifica... Meu convite é para que você cante o Maha Mantra ao invés de do Gayatri por um momento, para se limpar, elevar sua consciência para poder receber Gayari devi em um trono devidamente limpo e bem decorado (seu coração). Nós cantamos o Maha Mantra todos os dias, nos sentimos muito bem :) É lindo cantar junto com outras pessoas, por isso todos os domingos temos festival de domingo as 17h com entrada gratuita: palestra sobre a cultura védica, jantar vegetariano delicioso, música, mantra yoga, apresentação artística e boa companhia. Você está convidado!!

No Bhagavad-gita (10.25), o Senhor Krishna declara:
yajnanam japa-yajno 'smi
"Dos sacrifícios Eu sou o cantar dos meus santos nomes."
O Brihan-naradiya Purana (38,126) afirma:
harer nama harer nama, harer namaiva kevalam;
kalau nasty eva nasty eva, nasty eva gatir anyatha.
"Para o progresso espiritual nesta era de Kali, que é cheio de desavenças e hipocrisia, não há alternativa, não há alternativa, não há alternativa além do Santo Nome, o Santo 
Nome, o Santo Nome do Senhor. "

Este verso repete a palavra" eva "   [certamente] três vezes para dar ênfase, e também três vezes repete " harer nama '  [os Santos Nomes do Senhor], só para fazer as pessoas comuns 
entenderem.
Este verso é explicado no  Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 17,22-26  e traduzido por Srila Prabhupada como segue:
Kali couve nama-rupe krsna-avatara
nama baite haya sarva-Jagat-nistara
"Nesta Era de Kali, o Santo Nome do Senhor, o Hare Krishna Maha-mantra, é a encarnação do Senhor Krishna. Simplesmente por cantar o santo nome, a pessoa se associa diretamente com o Senhor . Quem faz isso é certamente liberado.
dardhya lagi 'harer nama'-UKTI tina vara
jada loka bujhaite punah 'eve'-kara

'Kevala'-sabde punarapi niscaya-karana
jnana-yoga-tapa-karma-adi nivarana
"O uso da palavra  'kevala'  [só] proíbe todos os outros processos, como o cultivo de conhecimento, a prática de yoga mística, ou o desempenho de austeridades e atividades lucrativas.


Thakura Bhaktivinoda esclarece  Krishna Samhita;
"Os últimos compiladores das escrituras estabeleceram os santos nomes apropriados para entregar um nas diferentes idades após analisar estágios de avanço dos povos os santos nomes para entregar uma in. 

krsna-varnam tvisakrsnam
sangopangastra-parsadam
yajnaih sankirtana-prayair
yajanti oi su-medhasah

"Na era de Kali, as pessoas inteligentes executam o canto congregacional do Hare Krishna Maha-mantra para adorar a encarnação do Supremo Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu, que canta constantemente o nome de Krishna na forma do Hare Krishna 
Maha-mantra. Embora Sua pele não seja escura,  é como ouro derretido. Ele é 
o próprio Krishna. Ele é acompanhado por seus associados, funcionários, armas e 
companheiros confidenciais. "
kalim sabhajavanty arya
guna-Jnah sara-bhaginah
Yatra sankirtanenarva
bhilabhyate sarva-svartho '
"Aqueles que estão avançados e altamente qualificados, e estão interessados na essência da vida, sabem as boas qualidades de Kali-Yuga. Essas pessoas adoram a Era de Kali porque 
nesta idade pode-se avançar no conhecimento espiritual e alcançar a meta da vida simplesmente por cantar 
o Hare Krishna Maha-mantra. "
No Srimad-Bhagavatam (12.3.51,52) é dito:
Kaler dosa-nidhe rajann
asti hy eko mahan gunah
kirtanad eva krsnasya
mukta-bandhah param vrajet
"Meu querido rei, apesar de Kali-Yuga ser cheia de falhas, ainda há uma boa qualidade nessa era. Simplesmente cantando o Hare Krishna Maha-mantra, alguém pode tornar-se livre
do cativeiro material e ser promovido para o reino transcendental.
krte yad dhyayato visnum
tretayam yajato makhaih
dvapare paricaryayam
kalau pouco dhari-kirtanat
"Seja qual for resultado foi obtido em Satya-yuga através da meditação em Vishnu, em Treta-yuga através da realização de sacrifícios e em Dvapara-yuga por servir os pés de lótus do Senhor também pode ser 
obtido em Kali-Yuga simplesmente por cantar o Hare Krishna Maha-mantra. "
Padma Purana (Uttara-khanda 72.25) afirma:
dhyayan krte yajan yajnais
tretayam dvapare 'rcayan
yad Apnoti pouco Apnoti
kalau sankirtya kesavam
"Tudo o que é conseguido através da meditação em Satya Yuga, pelo desempenho de yajna em Treta-yuga ou pela adoração dos pés de lótus de Krishna em Dvapara-yuga é obtido muito 
facilmente na Era de Kali simplesmente por cantar o Hare Krishna Maha-mantra ".

Nas Narayana Samhita, afirma-se:
dvapariyair Janair visnuh
pancaratrais tu kevalaih
kalau tu nama-Matrena
pujyate Bhagavan harih
"Em Dvapara-yuga se poderia satisfazer Krishna ou Vishnu só por adorá-Lo primorosamente de acordo com o  sistema Pancaratrika, mas na Era de Kali se pode satisfazer e adorar 
a Suprema Personalidade de Deus Hari simplesmente por cantar o Hare Krishna 
Maha-mantra. "

No Vishnu Rahasya, afirma-se:
yad abhyarcya harim bhaktya
krte Kratu-Satair api
phalam prapnoty avikalam
kalau Govinda-kirtanat
"Tudo o que pode ser obtido em Satya Yuga por devoção adorando Sri Hari através do desempenho de centenas de sacrifícios por centenas de anos, o mesmo resultado pode ser 
obtido rapidamente em Kali-yuga simplesmente cantando o Hare Krishna Maha-mantra. "

No último dos 18 mil versos do Srimad Bhagavatam (12.5.53), conclui-se:
nama-sankirtanam yasya
sarva-papa-pranasanam
pranamo duhkha-samanas
tam namami harim param
"Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Supremo, Hari, o canto congregacional, cujos nomes na forma do Hare Krishna Maha-mantra Santo destrói as  reações dos pecados, e alivia todo o sofrimento material. "
No Srimad-Bhagavatam (8.23.16), é dito:
mantratas tantratas chidram
desa-kalarha-vastutah
sarvam Karoti nischidram
anusankirtanam tava
"Pode haver discrepâncias em pronunciar os mantras e observar os princípios reguladores, e, além disso, pode haver discrepâncias em relação ao tempo, lugar, pessoa e 
apetrechos. Mas quando o Hare Krishna Maha-mantra é cantado, tudo se torna 
impecável. "
No Srimad-Bhagavatam (6.33.22), é dito:
etavan eva loke 'smin
pumsam dharmah Pará smrtah
bhakti-Yogo Bhagavati
tan-nama-grahanadibhih
"O serviço devocional, começando com o cantar do Hare Krishna Maha-mantra é o princípio religioso final para a entidade viva na sociedade humana."
No Caitanya-Bhagavata Adi-khanda 14.1.39:


Avatar do 'caitanya kaila dharma-pracarana
kali couve-dharma-krsna-nama-sankirtana
"Nesta Era de Kali, o Senhor Sri Krishna desceu como Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu para pregar a religião eterna da Consciência de Krishna através do processo 
de cantar o Hare Krishna Maha-mantra, que é o único princípio religioso para esta 
era ".
Thakura Haridas em Hari-nama-cintamani:
Kalite gauna-Pathera durddasa ---
"A potência dos processos indiretos de auto-realização tem deteriorado em Kali-Yuga.
Satya Yuga dhyana-Joge kata rsi-gane
suddha kori dile prabhu nija-bhakti dhane
"Na Satya-yuga, os sábios que fizeram o processo de meditação e yoga foram pessoalmente purificado por Krishna que deu o tesouro do serviço devocional.
treta-yuge yajna-Karme aneka sodhile
dvapare arcana-marge bhakti vilaile
"Na Treta-yuga, muitos ficaram purificados fazendo sacrifícios e em Dvapara-yuga, o Senhor deu bhakti àqueles que se engajaram no culto Divindade no Templo.
Kali agamane Natha jivera durddasa
Dekhi-jnana, karma, yoga chadila bharasa
"Com o advento do Kali Yuga, o Senhor Krishna viu a condição infeliz e degradada das entidades vivas e abandonou toda a esperança nos processos de karma, jnana e yoga.
alpa ayu
bahu pida bala-buddhi-hrasa
ei saba upadrava jiva kaila grasa
"As pessoas em Kali Yuga são de curta duração, sempre assediado por doença, e nascem com um corpo, mente e inteligência fracas.
varnashrama-dharma ara Sankhya-yoga, jnana
kali-jive uddharite nahe balavana
"A observância do  varnasrama-dharma  e do cultivo de  sankhya  filosofia, yoga, e empirismo não é capaz ou forte o suficiente para salvar as almas caídas de Kali-Yuga.
jnana karma gata vós bhaktira gauna patha
kantake sankirna hana Haila vipatha
Espero que tenha lido até o final :)
E por último, aqui tem um livro vaisnava que fala sobre o Gayatri, é algo mais complexo, mas dá uma olhada:
http://bhaktipedia.org/espanol/index.php?n=narasingha_bg.Sri_Gayatri_Mantrartha_Dipika

Espero sinsceramente que minha resposta tenha lhe servido de algo. Peço desculpas por qualquer incômodo ou grosseria. Realmente, não sou uma pessoa bem educada ou inteligente! Tenho praticado bhakti yoga para ser alguém melhor e ajudar aos demais, já não atrapalhar tanto.

Te convido de novo pra conhecer nosso templo, vem no festival de domingo as 17h! Procure por mim, sempre estou na recepção ou na loja! Será um prazer recebê-lo, posso te apresentar para o monge renunciante que vive conosco, você certamente vai adorar estar na presença dele, é muito sábio, simpático e atencioso - se chama Mangala Swami.

Espero sua resposta!!

Gourangi
vrindabr@gi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário